SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue2Quality of life of caregivers of overweight or obese children and adolescentsBasic human needs of nursing professional: situations of (dis)satisfaction at work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

MIRANDA, Adriana de Fátima Alencar et al. Avaliação da intensidade de dor e sinais vitais no pós-operatório de cirurgia cardíaca. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.2, pp. 327-333. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000200004.

O objetivo do estudo é analisar as alterações nos sinais vitais de pacientes em pós-operatório de cirurgias cardíacas, mediante intensidade de dor referida. Trata-se de estudo descritivo-exploratório, que utilizou o método de análise quantitativa na investigação de 38 pacientes submetidos à primeira renovação de curativos. A análise dos dados, mensurados antes e após a realização do procedimento de enfermagem, indicaram que a manifestação da dor ocorreu em diferentes classificações. As principais alterações nos sinais vitais ocorreram na pressão arterial. Concluiu-se que a intensidade dolorosa mantém relações com os resultados dos sinais vitais e o cuidado prestado é imprescindível ao restabelecimento do estado de saúde do paciente no pós-operatório.

Keywords : Dor; Cirurgia torácica; Medição da dor; Sinais vitais; Cuidados de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese