SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Scholars' perception about hospitalization: contributions for nursing care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

SOARES, Joannie dos Santos Fachinelli  and  LOPES, Marta Julia Marques. Biografias de gravidez e maternidade na adolescência em assentamentos rurais no Rio Grande do Sul. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.4, pp. 802-810. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000400002.

Buscou-se conhecer e compreender as vivências de gestação e maternidade na adolescência em assentamentos rurais. O estudo desenvolveu-se a partir de uma abordagem qualitativa, sustentando-se no método biográfico. As testemunhas foram mulheres que vivenciaram gravidez e maternidade na adolescência. A coleta de dados foi realizada em Janeiro e Fevereiro de 2009, por meio de entrevista biográfica temática. As biografias mostram trajetórias familiares de instabilidade e mudanças constantes, além de habitação e emprego precários. A aceitação da gravidez pelas famílias das adolescentes está diretamente ligada à condição do companheiro em assumir a paternidade da criança e a mãe adolescente como companheira ou esposa. As mudanças na vida pessoal decorrentes da gravidez e maternidade relatadas com mais frequência, foram perda de liberdade e aumento de responsabilidade. No plano das instituições, constata-se a ausência de políticas públicas e, consequentemente, de serviços dirigidos e adequados às especificidades de saúde nos assentamentos rurais.

Keywords : Gravidez na adolescência; Assentamentos Rurais; Condições sociais; Saúde da população rural; Biografia.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese