SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Biographies of pregnancy and motherhood in adolescence within rural settlements in Rio Grande do SulThe effectiveness of using semipermeable membrane in preterm infants to reduce transepidermal losses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

LAPA, Danielle de Freitas  and  SOUZA, Tania Vignuda de. A percepção do escolar sobre a hospitalização: contribuições para o cuidado de enfermagem. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.4, pp. 811-817. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000400003.

O estudo teve por objetivo descrever os sentimentos do escolar no que se refere à hospitalização e discutir a sua percepção sobre esse fato. Abordagem qualitativa com dados coletados por meio de gravação, utilizando entrevista semiestruturada, da qual obteve-se o tópico de análise: percepções e sentimentos apontados pelo escolar durante a hospitalização. Constatou-se que os sentimentos apontados pelas crianças, durante a hospitalização, são de restrição, medo, dor, preocupação, saudades e ansiedade. A maioria percebeu a hospitalização como algo negativo, contudo, esses sujeitos apontaram também aspectos positivos, como carinho exclusivo da mãe; acesso a produtos alimentares que não estão disponíveis em seu domicílio e compensações recebidas por estar doente. O brincar apareceu como uma atividade importante que ameniza os aspectos negativos da hospitalização. Concluiu-se que, apesar dos sentimentos negativos, o escolar é capaz de perceber que a hospitalização é importante para a sua recuperação.

Keywords : Criança hospitalizada; Percepção; Enfermagem pediátrica; Jogos e brinquedos.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese