SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Postoperative pain in children: a gender approachCommunication and education in health consultations to children with acute respiratory infections author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

MAIA, Edmara Bazoni Soares; RIBEIRO, Circéa Amália  and  BORBA, Regina Issuzu Hirooka de. Compreendendo a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutico na prática assistencial à criança. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.4, pp. 839-846. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000400007.

Este estudo objetivou compreender como ocorre a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutico como instrumento de intervenção de enfermagem. O referencial teórico foi o Interacionismo Simbólico e o metodológico, além do Interacionismo Interpretativo. Participaram sete enfermeiras que atuavam em unidades pediátricas hospitalares e ambulatoriais, incluindo o brinquedo terapêutico em sua prática. Emergiram quatro temas representativos: ampliando seu olhar para a pessoa da criança, encantando-se com uma nova possibilidade de cuidar, percebendo sua ação revalidada e comprometendo-se com o desenvolvimento da temática. Estes revelaram que, ao conhecer o brinquedo terapêutico e utilizá-lo na assistência, a enfermeira inicia um caminhar no qual constata os benefícios dessa intervenção, o que revalida cada vez mais sua ação, passando a valorizá-lo como instrumento de intervenção de enfermagem. Os autores consideram que ensinar sobre o brinquedo e integrá-lo à assistência são desafios que ainda necessitam ser superados.

Keywords : Jogos e brinquedos; Criança hospitalizada; Enfermagem pediátrica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese