SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Understanding nurses' awareness as to the use of therapeutic play in child careLocus of control in health and self-esteem in type-2 diabetic patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

CARVALHO, Ana Paula Alves de  and  VERISSIMO, Maria De La Ó Ramallo. Comunicação e educação nas consultas de crianças com infecções respiratórias agudas. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.4, pp. 847-854. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000400008.

Este estudo objetivou identificar as orientações de cuidado à criança com infecções respiratórias agudas (IRA) e descrever o processo de comunicação entre profissionais e mães na consulta. Os dados foram coletados em Unidades Básicas de Saúde, em entrevistas e observação de consultas de enfermeiras e médicos a crianças com IRA. Os resultados mostram orientações variáveis e incompletas entre os profissionais, predominantemente prescritivas e centradas na doença, principalmente no tratamento medicamentoso. A comunicação é centrada no profissional, o que não favorece um processo educativo emancipatório. Conclui-se a necessidade de incluir esses conteúdos na formação inicial e permanente dos profissionais.

Keywords : Criança; Infecções respiratórias; Comunicação em saúde; Educação em saúde; Relações profissional-família; Saúde da criança.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese