SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Communication and education in health consultations to children with acute respiratory infectionsKnowledge and attitudes of patients with diabetes mellitus in a primary health care system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

FUSCALDI, Fernanda Silva; BALSANELLI, Alessandra Cristina Sartore  and  GROSSI, Sonia Aurora Alves. Lócus de controle em saúde e autoestima em portadores de diabetes mellitus tipo 2. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.4, pp. 855-861. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000400009.

O presente estudo teve como objetivo relacionar os escores obtidos pela aplicação das escalas de lócus de controle da saúde e autoestima com variáveis sócio-demográficas, clínicas, fatores de risco e complicações crônicas em 65 portadores de diabetes mellitus do tipo 2. Trata-se de um estudo descritivo transversal onde foram utilizados, para a análise estatística, os testes de Qui-quadrado de Pearson, Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e de Correlação de Spearman. Em relação ao lócus de controle, os pacientes apresentaram, em média, maiores escores na dimensão interna, sendo que as mulheres demonstraram maior externalidade-ao acaso para a saúde. Relações estatisticamente significativas foram encontradas entre internalidade com tempo de diagnóstico e atividade física; entre externalidade-outros poderosos com hemoglobina glicada e atividade física e entre externalidade-ao acaso com a prática de atividade física. A autoestima foi alta na maioria dos indivíduos, porém não se relacionou estatisticamente a nenhuma variável.

Keywords : Diabetes mellitus tipo 2; Escalas; Controle; Autoimagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese