SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Knowledge and attitudes of patients with diabetes mellitus in a primary health care systemResponsibility in health care: regarding the time we live as intensive care nurses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

ARAUJO, Isabel; PAUL, Constança  and  MARTINS, Manuela. Viver com mais idade em contexto familiar: dependência no auto cuidado. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.4, pp. 869-875. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000400011.

A finalidade deste estudo é contribuir para a melhoria da assistência de enfermagem à pessoa dependente e sua família. O trabalho teve como objetivos: descrever o grau de dependência de idosos em contexto familiar; identificar características sociodemográficas dos idosos dependentes em contexto familiar; descrever a principal causa que originou a dependência nos idosos que se encontram no domicílio. A opção metodológica foi uma abordagem quantitativa de natureza exploratória descritiva. No período de outubro 2007 a junho de 2008 foram seleccionadas 108 famílias, de uma região norte de Portugal, com um idoso dependente. Foi uma amostra de conveniência. Para a colheita de informação recorremos a um inquérito onde incluímos o índice de Barthel. Os resultados mostraram que os idosos são predominantemente mulheres, viúvas, com média de idade de 81 anos, com nível grave de dependência, cuja principal causa foram as doenças do sistema circulatório.

Keywords : Idoso; Idoso fragilizado; Família; Cuidadores; Atividades cotidianas; Enfermagem geriátrica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese