SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Responsibility in health care: regarding the time we live as intensive care nursesMunicipal Health Council Compositions in the State of São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

AMENDOLA, Fernanda; OLIVEIRA, Maria Amélia de Campos  and  ALVARENGA, Márcia Regina Martins. Influência do apoio social na qualidade de vida do cuidador familiar de pessoas com dependência. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.4, pp. 884-889. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000400013.

O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade de vida de cuidadores familiares de pessoas dependentes atendidas por equipes de Saúde da Família e a relação com o apoio social. Foram entrevistados 66 cuidadores, utilizando o WHOQOL-bref para avaliação da qualidade de vida, e Zarit Burden Interview para a sobrecarga. O domínio Relações Sociais do WHOQOL-bref obteve o segundo melhor escore. Na análise de regressão linear múltipla, cuidadores do sexo feminino com menores escores de sobrecarga e aqueles que recebiam ajuda de alguém para realizar o cuidado alcançaram os maiores escores. Da mesma forma, cuidadoras com companheiros apresentaram maior escore médio na avaliação global da qualidade de vida e saúde do que as sem companheiros. Os resultados fornecem indícios da influência da rede de apoio social na qualidade de vida e sobrecarga dos cuidadores familiares.

Keywords : Qualidade de vida; Cuidadores; Família; Apoio social; Enfermagem familiar.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese