SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4The front door of the Ribeirão Preto Health System for diagnosing tuberculosisPsychosocial care center users and their experience of living with a mental illness author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

PERES, Cássia Regina Fernandes Biffe; CALDAS JUNIOR, Antonio Luiz; SILVA, Roseli Ferreira da  and  MARIN, Maria José Sanches. O agente comunitário de saúde frente ao processo de trabalho em equipe: facilidades e dificuldades. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.4, pp. 905-911. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000400016.

O estudo propõe-se a analisar as dificuldades e facilidades dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) frente ao trabalho em equipe. A análise pautou-se na perspectiva hermenêutica-dialética, tendo como referência os princípios do método de interpretação dos sentidos. As dificuldades e facilidades apontadas por eles revelam que trabalhar em equipe demanda relações efetivas, com ênfase na comunicação, respeito e cooperação, sendo as reuniões de equipe estratégia importante para isso. Depreende-se a necessidade de constantes investimentos nas relações entre os membros da equipe.

Keywords : Programa Saúde da Família; Auxiliares de saúde comunitária; Equipe de assistência ao paciente.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese