SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4The community health agent and working as a team: the easy and difficult aspectsReduced version of the scale of attitudes towards alcohol, alcoholism, and alcoholics: primary results author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

NAGAOKA, Ana Paula; FUREGATO, Antonia Regina Ferreira  and  SANTOS, Jair Licio Ferreira. Usuários de um centro de atenção psicossocial e sua vivência com a doença mental. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.4, pp. 912-917. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000400017.

Tendo em vista as mudanças na atenção psiquiátrica, este estudo teve por objetivo conhecer a opinião da população atendida em um CAPS sobre o tratamento, a convivência com a doença mental e suas implicações psicossociais, relacionando estes indicadores com seu perfil sociodemográfico e clínico. Realizou-se um estudo exploratório descritivo, onde 65 portadores de transtornos mentais em tratamento no CAPS de Pindamonhangaba-SP e 53 familiares responderam a um questionário semi-estruturado. Os resultados mostraram que portadores de transtornos mentais e familiares reconhecem o quanto a doença mudou suas vidas, mas as opiniões divergem quanto ao grau de dificuldade na realização das atividades diárias. Apesar dos anos de tratamento desta atenção individualizada extra hospitalar, os usuários conhecem pouco sobre sua doença. Observou-se que 62% têm doenças severas, porém, ambos os grupos manifestam uma capacidade especial para enfrentar as adversidades. O estudo contribui com informações importantes para a prática da enfermagem em saúde mental.

Keywords : Transtornos mentais; Serviços de Saúde Mental; Enfermagem psiquiátrica; Família.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese