SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Psychosocial care center users and their experience of living with a mental illnessFamily Health Nurse in the Amazon: concepts and management of themes regarding alcohol use author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

VARGAS, Divane de. Versão reduzida da escala de atitudes frente ao álcool, alcoolismo e ao alcoolista: resultados preliminares. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.4, pp. 918-925. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000400018.

Este estudo teve como objetivo analisar os itens da Escala de Atitudes frente ao Álcool, ao Alcoolismo e ao Alcoolista, a fim de elaborar uma versão reduzida, mantendo as propriedades psicométricas do instrumento. Em sua versão preliminar, a escala foi constituída por 165 itens, sendo aplicada a uma amostra de 144 estudantes de enfermagem. O processo de avaliação dos itens deu-se pela análise da correlação do item total e a confiabilidade do instrumento foi estimada pelo coeficiente alfa de Crombach. Os resultados obtidos indicaram a permanência de 83 itens, divididos em cinco fatores que apresentaram valores satisfatórios nos diferentes coeficientes de consistência interna. Concluiu-se que o resultado do estudo abre perspectivas para novas pesquisas, com a necessidade de ampliação da amostra com vistas a dar continuidade ao processo de validação da Escala de Atitudes frente ao Álcool, ao Alcoolismo e ao Alcoolista entre profissionais da saúde.

Keywords : Escalas; Atitude; Alcoolismo; Estudos de validação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese