SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Reduced version of the scale of attitudes towards alcohol, alcoholism, and alcoholics: primary resultsProfile of students entering the nursing diploma program: University of São Paulo at Ribeirão Preto College of Nursing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

MORETTI-PIRES, Rodrigo Otávio et al. Enfermeiro de Saúde da Família na Amazônia: conceitos e manejo na temática do uso de álcool. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.4, pp. 926-932. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000400019.

O estudo visa identificar a concepção dos enfermeiros sobre a temática do uso problemático de álcool e as formas de manejo utilizado, em um contexto amazônico. Utilizaram-se grupo focal e entrevistas individuais com todos os enfermeiros das doze equipes de saúde da família de um município do interior da Amazônia, Brasil. Observou-se falta de formação universitária, de educação permanente e de suporte/referência - contra - referência na atenção à dimensão do uso de álcool na população adscrita. Há necessidade de reformulação da estrutura curricular dos cursos de graduação em enfermagem, assim como educação permanente para as Equipes de Saúde da Família e suporte nesta importante temática e suas conseqüências, tanto para o indivíduo e para as famílias, como para a sociedade em geral.

Keywords : Alcoolismo; Saúde da família; Enfermagem em saúde pública; Educação em enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese