SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Profile of students entering the nursing diploma program: University of São Paulo at Ribeirão Preto College of NursingGetting to know former students of PROFAE nursing courses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

ALAVARCE, Debora Cristina  and  PIERIN, Angela Maria Geraldo. Elaboração de uma hipermídia educacional para o ensino do procedimento de medida da pressão arterial. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.4, pp. 939-944. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000400021.

A medida da pressão arterial é um procedimento imprescindível na avaliação do sistema cardiovascular. O ambiente digital de aprendizagem tem-se constituído em uma poderosa ferramenta do processo de ensino aprendizagem, pois acrescenta significado e concretude aos conteúdos que precisam ser aprendidos, podendo ser útil para o ensino deste procedimento. O objetivo deste trabalho foi construir uma hipermídia educacional para o ensino da técnica de medida da pressão arterial e descrever as etapas do processo de construção. O referencial pedagógico adotado foi o de Robert Gagné; para a construção, segue-se o modelo proposto por Price. O produto final apresenta vídeos, fotos, animações e simulações demonstrando e ensinando a realização do procedimento. Embora a construção da hipermídia tenha sido complexa, sua utilização pode incrementar positivamente o ensino de procedimentos de enfermagem.

Keywords : Determinação da pressão arterial; Tecnologia educacional; Hipermídia; Educação a distância.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese