SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Development of educational hypermedia to teach an arterial blood pressure measurement procedureNurses' autonomy and vulnerability in the Nursing Assistance Systematization practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

BOGUS, Cláudia Maria; BERSUSA, Ana Aparecida Sanches; MARTINS, Cleide Lavieri  and  ESCUDER, Maria Mercedes Loureiro. Conhecendo egressos do curso técnico de Enfermagem do PROFAE. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.4, pp. 945-952. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000400022.

O PROFAE (Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem) foi uma iniciativa importante na educação profissional. Os objetivos do estudo foram descrever o perfil dos egressos do curso de técnico de enfermagem dos centros de formação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e conhecer os reflexos do curso para a atuação na profissão e a mobilidade no mercado de trabalho. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário respondido por 216 egressos e por quatro grupos focais com egressos e enfermeiros supervisores. Os respondentes foram, em sua maioria, mulheres com média de 42,2 anos. O curso foi bem avaliado, destacando-se o apoio institucional e as resoluções do Conselho Regional de Enfermagem (COREN) como impulsionadores da procura por ele. Os egressos percebem ter maior iniciativa e preparo teórico após o curso. Na área, a função mais exercida atualmente ainda é a de auxiliar de enfermagem, o que gera insatisfação, pois, especialmente nos serviços públicos, não existem cargos de técnicos.

Keywords : Recursos humanos em saúde; Educação em enfermagem; Ensino; Prática profissional; Mobilidade ocupacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese