SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Getting to know former students of PROFAE nursing coursesCommunication conceptions in Hospital Nursing Management between head nurses in a University Hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

MENEZES, Silvia Regina Tamae; PRIEL, Margareth Rose  and  PEREIRA, Luciane Lucio. Autonomia e vulnerabilidade do enfermeiro na prática da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.4, pp. 953-958. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000400023.

O estudo objetivou reconhecer a autonomia e a vulnerabilidade do enfermeiro no processo de implantação e implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), através de revisão bibliográfica integrativa, mediante análise de conteúdo. Dentre os artigos pesquisados, selecionaram-se 40 em conformidade com o foco, publicados entre 1998 e 2008. Os resultados apresentaram duas categorias de significados principais: Benéficos Associados à Prática da SAE (ao paciente, para a profissão e para a instituição) e Fatores Determinantes para a Implantação/Implementação da SAE (competência do enfermeiro, formação e ensino, registro-instrumentos, infra-estrutura e compartilhamento-construção coletivos). Na integração de ambas, destacou-se a autonomia no agir com liberdade e responsabilidade, na tomada de decisão com base científica e na conquista do valor de seu trabalho social, bem como a vulnerabilidade expressa pelas relações interpessoais, no desgaste gerado pelo estresse profissional e no risco inerente à assistência.

Keywords : Cuidados de enfermagem; Processos de enfermagem; Autonomia profissional; Bioética.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese