SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Nurses' autonomy and vulnerability in the Nursing Assistance Systematization practiceAmerican participation in the creation of a nurse model in Brazilian society in the 1920's author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

SANTOS, José Luís Guedes dos et al. Concepções de comunicação na gerência de Enfermagem Hospitalar entre enfermeiros gerentes de um hospital universitário. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.4, pp. 959-965. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000400024.

Este estudo teve como objetivo analisar as concepções dos enfermeiros gerentes de um hospital universitário sobre a comunicação na gerência de enfermagem hospitalar. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa interpretativa. Os dados foram produzidos entre setembro e outubro de 2007, por vinhetas e entrevistas com 19 enfermeiros gerentes de um hospital universitário do sul do Brasil, e submetidos à análise temática. Os enfermeiros reconhecem a importância da comunicação no gerenciamento de enfermagem, concebendo-as, entretanto, de maneiras distintas: parte do grupo pesquisado destacou a comunicação na sua perspectiva dialógica e interativa; e outra, o entendimento da comunicação formalizada, pautada na transmissão e manutenção de normas e rotinas hospitalares, com ênfase na comunicação escrita. É importante a ampliação das discussões acerca da tríade comunicação, gerência e diálogo, visando a construção de formas mais interativas de gerenciar o cuidado de enfermagem hospitalar.

Keywords : Comunicação; Gerência; Supervisão de Enfermagem; Serviço Hospitalar de Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese