SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Communication conceptions in Hospital Nursing Management between head nurses in a University HospitalDialogues in psychology and nursing in a time of shifting paradigms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

SANTOS, Tânia Cristina Franco; BARREIRA, Ieda de Alencar; FONTE, Aline Silva da  and  OLIVEIRA, Alexandre Barbosa de. Participação americana na formação de um modelo de enfermeira na sociedade brasileira na década de 1920. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.4, pp.966-973. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000400025.

Estudo histórico-social cujos objetivos são: descrever as circunstâncias que determinaram a participação de enfermeiras norte-americanas na formação da enfermeira brasileira e analisar o processo de implantação de rituais institucionais como estratégia de luta simbólica, para conferir visibilidade à profissão de enfermeira e discutir os efeitos simbólicos dos rituais institucionais para a consagração de um modelo de enfermeira para a sociedade brasileira da época. Fontes primárias: documentos escritos e fotográficos relativos à temática do estudo. A leitura do corpus documental comportou a análise dos símbolos que distinguiram e situaram as hierarquias das ações, bem como as estratégias empreendidas pelas enfermeiras norte-americanas, no sentido de implantar um novo modelo de enfermeira para a sociedade brasileira, coerente com o modelo das escolas de enfermagem norte-americanas. Os rituais institucionais, protagonizados ou testemunhados por personagens prestigiosas da história do Brasil e da enfermagem, foram fundamentais para a construção da identidade profissional.

Keywords : História da enfermagem; Emblemas e insígnias; Modelos de enfermagem; Educação em enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf epdf ) | Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License