SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Communication conceptions in Hospital Nursing Management between head nurses in a University HospitalDialogues in psychology and nursing in a time of shifting paradigms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

SANTOS, Tânia Cristina Franco; BARREIRA, Ieda de Alencar; FONTE, Aline Silva da  and  OLIVEIRA, Alexandre Barbosa de. Participação americana na formação de um modelo de enfermeira na sociedade brasileira na década de 1920. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.4, pp. 966-973. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000400025.

Estudo histórico-social cujos objetivos são: descrever as circunstâncias que determinaram a participação de enfermeiras norte-americanas na formação da enfermeira brasileira e analisar o processo de implantação de rituais institucionais como estratégia de luta simbólica, para conferir visibilidade à profissão de enfermeira e discutir os efeitos simbólicos dos rituais institucionais para a consagração de um modelo de enfermeira para a sociedade brasileira da época. Fontes primárias: documentos escritos e fotográficos relativos à temática do estudo. A leitura do corpus documental comportou a análise dos símbolos que distinguiram e situaram as hierarquias das ações, bem como as estratégias empreendidas pelas enfermeiras norte-americanas, no sentido de implantar um novo modelo de enfermeira para a sociedade brasileira, coerente com o modelo das escolas de enfermagem norte-americanas. Os rituais institucionais, protagonizados ou testemunhados por personagens prestigiosas da história do Brasil e da enfermagem, foram fundamentais para a construção da identidade profissional.

Keywords : História da enfermagem; Emblemas e insígnias; Modelos de enfermagem; Educação em enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese