SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4American participation in the creation of a nurse model in Brazilian society in the 1920'sHigher Education in Nursing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

CORRADI-WEBSTER, Clarissa Mendonça  and  CARVALHO, Ana Maria Pimenta. Diálogos da psicologia com a enfermagem em tempos de transição paradigmática. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.4, pp. 974-980. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000400026.

No momento atual, passamos por transição paradigmática em relação a como compreendemos Saúde e Cuidado. O modelo biomédico vem sendo substituído por uma visão integral do homem e, na assistência, privilegia-se a promoção de saúde e a prevenção de agravos. Entretanto, o discurso da responsabilidade pessoal pela saúde pode construir nos usuários sentimentos como culpa, vergonha, medo e paranóia, e nos profissionais, impotência e frustração. Estes sentimentos atrapalham a relação de vínculo e, com isto, a eficácia do atendimento. O objetivo deste estudo, de natureza teórica, é propor um diálogo entre a Psicologia, com sensibilidade construcionista social, e a Enfermagem, a fim de analisar as possibilidades de cuidado construídas a partir deste. Como alternativa ao discurso da responsabilidade pessoal, propõe-se a responsabilidade relacional e a compreensão de saúde e cuidado dentro do tempo longo, do tempo vivido e do tempo curto.

Keywords : Enfermagem; Psicologia; Educação em enfermagem; Equipe de assistência ao paciente; Relações profissional-paciente.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese