SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4American participation in the creation of a nurse model in Brazilian society in the 1920'sHigher Education in Nursing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

CORRADI-WEBSTER, Clarissa Mendonça  and  CARVALHO, Ana Maria Pimenta. Diálogos da psicologia com a enfermagem em tempos de transição paradigmática. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.4, pp.974-980. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000400026.

No momento atual, passamos por transição paradigmática em relação a como compreendemos Saúde e Cuidado. O modelo biomédico vem sendo substituído por uma visão integral do homem e, na assistência, privilegia-se a promoção de saúde e a prevenção de agravos. Entretanto, o discurso da responsabilidade pessoal pela saúde pode construir nos usuários sentimentos como culpa, vergonha, medo e paranóia, e nos profissionais, impotência e frustração. Estes sentimentos atrapalham a relação de vínculo e, com isto, a eficácia do atendimento. O objetivo deste estudo, de natureza teórica, é propor um diálogo entre a Psicologia, com sensibilidade construcionista social, e a Enfermagem, a fim de analisar as possibilidades de cuidado construídas a partir deste. Como alternativa ao discurso da responsabilidade pessoal, propõe-se a responsabilidade relacional e a compreensão de saúde e cuidado dentro do tempo longo, do tempo vivido e do tempo curto.

Keywords : Enfermagem; Psicologia; Educação em enfermagem; Equipe de assistência ao paciente; Relações profissional-paciente.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf epdf ) | Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License