SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Dialogues in psychology and nursing in a time of shifting paradigmsThe HIV/AIDS vulnerability framework applied to families: a reflection author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

PEREIRA, Wilza Rocha. Entre a dominação simbólica e a emancipação política no Ensino Superior em Enfermagem: Between symbolic domination and political emancipation. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.4, pp. 981-988. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000400027.

Nesta reflexão, problematizamos a atividade de cuidar e de ensinar a cuidar em enfermagem e, para tanto, vamos tomar por base alguns conceitos sobre a dominação e o poder simbólicos de Pierre Bourdieu. Nosso pressuposto foi pensar a saúde como um constituinte fundamental para a produção da nossa existência sobre a Terra. A educação, neste texto, é abordada, tendo por referência as ideias de Pedro Demo, entendidas como uma construtora de sujeitos políticos e bem mais amplas que o manejo do conhecimento formal. A educação é a base primeira sobre a qual se constrói a autonomia humana e, assim, permite a constante ampliação das oportunidades para o exercício da cidadania, qualificando a nossa existência cotidiana. No contexto acadêmico, no qual se cruzam a saúde, a educação e a enfermagem, o trabalho docente competente, crítico e, sobretudo, reflexivo, pode se tornar uma práxis altamente instituinte.

Keywords : Enfermagem; Educação; Docentes; Educação em enfermagem; Estudantes de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese