SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Infection control related to central venous catheter impregnated with antiseptics: an integrative reviewComputerized system for managing nursing care indicators at Hospital São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

SANCINETTI, Tânia Regina et al. Taxa de absenteísmo da equipe de enfermagem como indicador de gestão de pessoas. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.4, pp. 1007-1012. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000400031.

O absenteísmo dos profissionais de enfermagem é um problema complexo para as organizações de saúde, constituindo-se um indicador que necessita ser monitorado. Este estudo objetivou analisar a taxa de absenteísmo dos profissionais de enfermagem em um hospital público de ensino. As ausências por absenteísmo foram coletadas a partir das escalas mensais, no período de janeiro a julho de 2008, e calculadas por meio de planilha eletrônica. Constatou-se um índice médio de absenteísmo de 5,6% para os enfermeiros e de 9,7% para técnicos/auxiliares de enfermagem. As ausências que mais contribuíram para esses índices referiram-se aos afastamentos por doença. Os dados obtidos evidenciaram o principal motivo de absenteísmo e sinalizam a necessidade de mudanças nas políticas de contratação dos profissionais de enfermagem, além da revisão dos processos de trabalho, visando favorecer melhores condições de saúde a esses profissionais.

Keywords : Absenteísmo; Enfermagem; Recursos humanos de enfermagem no hospital; Indicadores de serviços.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese