SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Nursing staff absenteeism rates as a personnel management indicatorA contribution to occupational health: a guide on the exposure to biological fluids author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

LABBADIA, Lilian Lestingi et al. Sistema informatizado para gerenciamento de indicadores da assistência de enfermagem do Hospital São Paulo. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.4, pp.1013-1017. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000400032.

Os indicadores são instrumentos que possibilitam definir parâmetros que serão utilizados para realizar comparações e agregar juízo de valor frente ao encontrado e ao ideal estabelecido. Este estudo tem como objetivo descrever a experiência de um grupo de enfermeiras na criação do sistema informatizado desenvolvido no Hospital São Paulo para o gerenciamento de indicadores da assistência de enfermagem. A implantação deste sistema para o gerenciamento dos indicadores foi dividida em quatro etapas: desenvolvimento do manual de indicadores da assistência de enfermagem; realização de teste piloto registrado manualmente; desenvolvimento do sistema informatizado; implementação de estudo piloto do sistema informatizado em onze unidades do hospital.

Keywords : Indicadores de Serviços; Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde; Tecnologia da informação; Avaliação em enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf epdf ) | Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License