SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Nursing staff absenteeism rates as a personnel management indicatorA contribution to occupational health: a guide on the exposure to biological fluids author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

LABBADIA, Lilian Lestingi et al. Sistema informatizado para gerenciamento de indicadores da assistência de enfermagem do Hospital São Paulo. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.4, pp. 1013-1017. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000400032.

Os indicadores são instrumentos que possibilitam definir parâmetros que serão utilizados para realizar comparações e agregar juízo de valor frente ao encontrado e ao ideal estabelecido. Este estudo tem como objetivo descrever a experiência de um grupo de enfermeiras na criação do sistema informatizado desenvolvido no Hospital São Paulo para o gerenciamento de indicadores da assistência de enfermagem. A implantação deste sistema para o gerenciamento dos indicadores foi dividida em quatro etapas: desenvolvimento do manual de indicadores da assistência de enfermagem; realização de teste piloto registrado manualmente; desenvolvimento do sistema informatizado; implementação de estudo piloto do sistema informatizado em onze unidades do hospital.

Keywords : Indicadores de Serviços; Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde; Tecnologia da informação; Avaliação em enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese