SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue5The companions' perception about the humanization of assistance at a neonatal unit author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

RODRIGUES, Edilene Matos; NASCIMENTO, Rafaella Gontijo do  and  ARAUJO, Alisson. Protocolo na assistência pré-natal: ações, facilidades e dificuldades dos enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.5, pp. 1041-1047. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000500002.

Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção dos enfermeiros acerca do uso do protocolo de suas atribuições na assistência pré-natal, identificando as ações de saúde desenvolvidas por esses profissionais, assim como os pontos facilitadores e dificultadores no uso do referido protocolo. Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido junto aos enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família do município de Divinópolis, Minas Gerais. Para o levantamento dos dados, foram realizadas entrevistas com cinco enfermeiros. Os dados foram analisados pelo conteúdo, na modalidade temática. Os resultados demonstraram a necessidade de investimentos na formação de pessoal qualificado para o atendimento à mulher no ciclo gravídico-puerperal, assim como a criação e a incorporação de protocolos que promovam uma melhor interação do trabalho médico e de enfermagem.

Keywords : Cuidado pré-natal; Enfermagem materno-infantil; Programa Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese