SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue5Portuguese school children breastfeeding experiencesAn association between forms of coping and the socio-demographic variables of people on chronic hemodialysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

SILVA, Sílvio Éder Dias da  and  PADILHA, Maria Itayra. Atitudes e comportamentos de adolescentes em relação à ingestão de bebidas alcoólicas. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.5, pp. 1063-1069. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000500005.

Pesquisa descritiva qualitativa que teve como objetivo analisar as atitudes dos adolescentes diante da ingestão de bebidas alcoólicas. Foram realizadas entrevistas com 40 adolescentes vinculados a uma instituição de apoio no Pará. A análise de conteúdo temático levou à seguinte categoria: atitudes e comportamentos em relação à ingestão de bebidas alcoólicas. O consumo da bebida alcoólica está associado a diversão, mas também significa um modo de não pensar nos problemas. Os adolescentes utilizaram outros tipos de drogas em alguns momentos, porém o uso do álcool é unanimidade. Concluiu-se que, para o adolescente, o álcool favorece a socialização e o prazer e que isso pode levar ao uso abusivo e contato com drogas ilícitas, como a maconha, a cocaína e o tíner.

Keywords : Adolescente; Alcoolismo; Enfermagem em saúde pública; Enfermagem psiquiátrica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese