SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue5Evaluation of the educational practices in promoting self-management in type 2 diabetes mellitusThe excessive use of urinary catheters in patients hospitalized in university hospital wards author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

COSTA, Fabrícia Azevêdo da; SILVA, Diana Lidice Araujo da  and  ROCHA, Vera Maria da. Estado neurológico e cognição de pacientes pós-acidente vascular cerebral. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.5, pp.1083-1088. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000500008.

Objetivou-se investigar por meio de uma equipe multidisciplinar o estado neurológico e o desempenho cognitivo de pacientes pós-AVC mediante um estudo transversal com 45 pacientes em processo de reabilitação após um AVC agudo. Utilizaram-se como instrumentos de coleta de dados uma ficha de avaliação, o Mini Mental-MEEM e o National International Health Stroke Scale-NIHSS. Amostra mostrou-se predominantemente feminina (55,6%), AVC Isquêmico (86,7%), hemisfério cerebral direito (60%) e Escolarizados (68,8%). A média do MEEM para escolarizados e analfabetos foi de 19,3 ± 5,0 e 15,92 ± 3,7, respectivamente. A média geral do estado neurológico encontrado foi 13,0±4,8. Houve diferença significativa entre as médias cognitivas dos pacientes quanto à escolaridade (p valor=0,017) e relação significativa entre o estado neurológico e o desempenho cognitivo (r=-0,44 p valor=0,002). O estado neurológico e o nível cognitivo de pacientes pós-AVC agudo parecem estar diretamente relacionados, o que evidencia a necessidade de maior atenção à questão cognitiva envolvida no início do processo de reabilitação.

Keywords : Acidente cerebral vascular; Cognição; Avaliação; Reabilitação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf epdf ) | Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License