SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue5The excessive use of urinary catheters in patients hospitalized in university hospital wardsFactors associated to sleep pattern in heart failure patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

DESSOTTE, Carina Aparecida Marosti; DANTAS, Rosana Aparecida Spadoti  and  ANDRE, Schmidt. Sintomas de pacientes antes da primeira hospitalização por Síndrome Coronariana Aguda. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.5, pp. 1097-1104. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000500010.

Este estudo objetivou caracterizar os pacientes quanto ao relato da presença de sintomas de dor torácica, dispneia e limitação das atividades diárias uma semana antes da primeira hospitalização por Síndrome Coronariana Aguda, segundo a forma de apresentação clínica, e compará-las. Estudo transversal, descritivo e correlacional. Utilizou-se um instrumento de avaliação clínica que investigou a presença e a gravidade dos sintomas de dispneia, precordialgia e restrição física decorrentes da isquemia do miocárdio. Com relação à limitação para realização de atividades físicas, pacientes com diagnóstico de angina instável mostraram maior comprometimento na semana que antecedeu a internação, assim como relataram a presença de dispneia e precordialgia com maior frequência do que os pacientes infartados em situações que vão desde realizarem grandes esforços como, por exemplo, caminhar na subida ou muito rápido no plano, até situações de repouso ou de pequenos esforços.

Keywords : Doença das coronárias; Síndrome coronariana aguda; Dor no peito; Dispnéia.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese