SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue5The concept and practice of comprehensiveness in Primary Health Care: nurses' perceptionEvaluation of users' satisfaction regarding mental health care in the Family Health Strategy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

SACRAMENTO, Amália Nascimento do  and  NASCIMENTO, Enilda Rosendo do. Racismo e saúde: representações sociais de mulheres e profissionais sobre o quesito cor/raça. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.5, pp. 1142-1149. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000500016.

Trata-se de um estudo com abordagem multimetodológica apoiado na Teoria das Representações Sociais, com o objetivo de apreender as representações que o quesito cor tem para usuárias e profissionais de serviços públicos de saúde. Foi realizado em Unidades Básicas de Saúde do município de Salvador com 103 sujeitos. Os dados foram coletados por meio do Teste de Associação Livre de Palavras e da entrevista semiestruturada. Utilizou-se Análise Fatorial de Correspondência e análise temática. Os resultados mostram oposição de respostas entre pessoas que se autoclassificaram como brancas e pretas e oposição entre as pessoas mais jovens e mais velhas do estudo. As representações sobre o quesito cor retratam a complexidade da classificação racial e a necessidade de efetivação de trabalhos sobre políticas de saúde e de raças brasileiras.

Keywords : Etnia e saúde; Política de saúde; Saúde da mulher; Enfermagem em saúde pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese