SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue5Racism and health: social representation of women and professionals about the color/race issueThe Psychosocial Care Center in the everyday lives of its users author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

COIMBRA, Valéria Cristina Christello et al. Avaliação da satisfação dos usuários com o cuidado da saúde mental na Estratégia Saúde da Família. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.5, pp. 1150-1156. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000500017.

Esta pesquisa objetiva avaliar a satisfação de usuários portadores de sofrimento psíquico acompanhados pela Estratégia Saúde da Família, com vistas à integralidade. Foi um estudo de caso desenvolvido a partir de uma pesquisa de avaliação com abordagem qualitativa em uma unidade de saúde da família no município de Chapecó, SC. Os sujeitos do estudo foram 13 usuários com algum tipo de transtorno mental. Para avaliação da satisfação, foram utilizados sete domínios: autonomia, confidencialidade, comunicação, tratamento respeitoso, pronto-atendimento, condições das instalações básicas e acesso à redes de apoio social. Ao final do estudo, identificou-se que os usuários percebem os pontos fortes e os fracos da organização do serviço e do cuidado prestado: o vínculo, a relação entre a equipe e a comunidade, o cuidado com a família, as visitas domiciliares e o olhar integral do profissional de saúde no exame físico foram relatados como motivos de satisfação dos usuários.

Keywords : Transtornos mentais; Programa Saúde da Família; Assistência Integral à Saúde; Saúde mental; Satisfação do paciente.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese