SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue5Evaluation of users' satisfaction regarding mental health care in the Family Health StrategyCharacterization of patients in psychiatric hospitalization units according to the degree of dependence on nursing care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

NASI, Cíntia  and  SCHNEIDER, Jacó Fernando. O Centro de Atenção Psicossocial no cotidiano dos seus usuários. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.5, pp. 1157-1163. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000500018.

O estudo teve por objetivo compreender o cotidiano de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Trata-se de um estudo qualitativo, tendo como referencial teórico-metodológico a sociologia fenomenológica de Alfred Schutz. O campo do estudo foi um CAPS localizado em Porto Alegre e os sujeitos entrevistados constituíram-se em 13 usuários. A coleta de dados ocorreu entre abril e junho de 2008, por meio de entrevista com uma questão norteadora. Na análise compreensiva dos depoimentos, emergiram cinco categorias concretas e este artigo relata sobre a categoria denominada: Os usuários consideram o CAPS como uma dimensão do seu cotidiano. Com essa pesquisa pôde-se compreender as concepções que os usuários têm acerca do seu cotidiano, demonstrando que estão (re)adquirindo o convívio social em diversos espaços da sociedade. Considera-se que os CAPS estão promovendo, além do atendimento, a reabilitação psicossocial dos seus usuários.

Keywords : Saúde mental; Reabilitação; Serviços de Saúde Mental; Enfermagem psiquiátrica; Desinstitucionalização.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese