SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue5Characterization of patients in psychiatric hospitalization units according to the degree of dependence on nursing careWork capacity evaluation among nursing aides author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

MORORO, Martha Emanuela Martins Lutti; COLVERO, Luciana de Almeida  and  MACHADO, Ana Lúcia. Os desafios da integralidade em um Centro de Atenção Psicossocial e a produção de projetos terapêuticos. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.5, pp. 1171-1176. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000500020.

Este estudo tem por objeto a produção dos projetos terapêuticos realizados pela equipe de um Centro de Atenção Psicossocial - CAPS III. Considera o processo de criação e expansão do Sistema Único de Saúde - SUS e da Reforma Psiquiátrica do país. Nesse contexto, os trabalhadores têm o desafio de produzir um cuidado a partir de um projeto terapêutico individual que considere as necessidades das pessoas e seu contexto de vida real. O objetivo do estudo foi analisar e descrever as potencialidades e dificuldades da equipe na construção dos projetos terapêuticos tendo como base o método cartográfico e a técnica do grupo focal, do qual participaram trabalhadores de um CAPS III do município de Diadema - SP. Na análise realizada a partir dos dados provenientes das discussões nos grupos focais, identificamos, sobretudo, a cisão entre a equipe noturna e a diurna e a falta de espaços sistemáticos de conversa para elaboração e discussão dos projetos terapêuticos.

Keywords : Saúde mental; Serviços de Saúde Mental; Desinstitucionalização; Equipe de assistência ao Paciente; Cartografia; Enfermagem psiquiátrica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese