SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue5The challenges of comprehensive care in a Psychosocial Care Center and the development of therapeutic projectsDriving and hindering forces for team work in a Material and Sterilization Center of a teaching hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

MONTEIRO, Maria Silvia; ALEXANDRE, Neusa Maria Costa; MILANI, Daniela  and  FUJIMURA, Fernanda. Avaliação da capacidade para o trabalho entre auxiliares de enfermagem. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.5, pp. 1177-1182. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000500021.

O envelhecimento da força de trabalho gera a necessidade de se desenvolver estudos a fim de avaliar a capacidade para o trabalho. O objetivo deste estudo foi analisar a capacidade para o trabalho de auxiliares de enfermagem de uma instituição pública de saúde. Foi desenvolvido um estudo transversal sobre capacidade para o trabalho desses profissionais em relação às características demográficas, de trabalho e estilo de vida (n=241). Uma análise de regressão logística univariada foi desenvolvida tendo a capacidade para o trabalho inadequada (menor que 37 pontos) como variável dependente. Foi encontrada associação em relação à idade (os mais velhos), ao tempo de trabalho na instituição (o mais antigo), o índice de massa corpórea (obesidade) e o item 1 do índice de capacidade para o trabalho: capacidade de trabalho atual. Essas informações podem ser utilizadas para medidas preventivas e para restaurar a capacidade para o trabalho.

Keywords : Auxiliares de enfermagem; Avaliação da capacidade de trabalho; Estudos transversais; Saúde do trabalhador.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · pdf in English