SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue5Sick leave and nursing personnel managementEducational chat in nursing: possibilities of interaction in the virtual environment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

SGARIBOLDI, Aline Raquel; PUGGINA, Ana Cláudia Giesbrecht  and  SILVA, Maria Júlia Paes da. Análise da percepção dos professores em relação aos sentimentos dos alunos em sala de aula. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.5, pp. 1206-1212. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000500025.

O estudo teve como objetivo verificar a diferença na percepção dos sentimentos dos alunos pelos professores antes e depois de uma apresentação explicativa sobre o tema. Estudo de natureza exploratória de fonte primária, abordagem quantitativa com 13 professores de Enfermagem e Medicina. Um vídeo com a imagem dos alunos foi apresentado aos professores que responderam ao questionário de identificação de sentimentos e, após uma apresentação explicativa sobre comunicação não verbal e sentimentos, assistiram ao mesmo vídeo e responderam novamente ao questionário. Quanto à identificação de sentimentos, a alegria, a ansiedade e o interesse foram os mais identificados. Encontramos valores estatisticamente significantes em relação à média da pontuação total antes e depois da apresentação explicativa (p=0,02). O professor é capaz de identificar os sentimentos, porém, após a apresentação explicativa, sua percepção melhorou e ele conseguiu identificá-los mais vezes.

Keywords : Estudantes; Docentes; Comunicação não-verbal; Emoções; Percepção.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese