SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue5Professors' perception of students' feelings in the classroom: an analysisConceptions of performance evaluation in a competence-centered curriculum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

SILVA, Ana Paula Scheffer Schell da; PEDRO, Eva Néri Rubim  and  COGO, Ana Luísa Petersen. Chat educacional em enfermagem: possibilidades de interação no meio virtual. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.5, pp. 1213-1220. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000500026.

Pesquisa documental com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, que analisou os diálogos produzidos por alunos de Enfermagem em um contexto mediado por chat educacional em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os dados constituíram-se de oito discussões promovidas por alunos, professores e monitores da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no chat do AVA TelEduc® sobre a atividade denominada Cliente Virtual. Para a categorização dos dados, utilizou-se o software NVivo®; e para a análise das informações, a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram sentimentos como ansiedade, medo e motivação perante a prática hospitalar, bem como o posicionamento dicotômico dos alunos frente à atividade proposta: alguns gostaram das discussões virtuais, enquanto outros preferiram as presenciais. O artigo apresenta recomendações para o uso de chat educacional no ensino de Enfermagem.

Keywords : Educação em enfermagem; Educação a distância; Tecnologia educacional; Internet.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese