SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue5Educational chat in nursing: possibilities of interaction in the virtual environmentPermanent education in nursing in a university hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

BRACCIALLI, Luzmarina Aparecida Doretto  and  OLIVEIRA, Maria Amélia Campos de. Concepções de avaliação de desempenho em um currículo orientado por competência. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.5, pp. 1221-1228. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000500027.

O objetivo deste estudo foi identificar concepções de avaliação dos docentes no Exercício de Avaliação da Prática Profissional (EAPP). Foram analisados 155 instrumentos de avaliação preenchidos pelos docentes e filmados os EAPP de quatro estudantes de primeira e terceira séries. Para análise dos dados, utilizou-se o Método de Interpretação dos Sentidos. As concepções de avaliação expressas pelos docentes aproximaram-se da abordagem de competência dialógica, valorizando tanto produto quanto processo, o que contribui para diminuir os efeitos negativos da avaliação. Mudanças nas concepções de avaliação requerem um processo de construção institucional, com participação ativa da comunidade acadêmica, considerando as concepções existentes e buscando produzir consensos.

Keywords : Educação em enfermagem; Prática profissional; Competência profissional; Avaliação; Currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese