SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue5Conceptions of performance evaluation in a competence-centered curriculumThe family in mental health: support for clinical nursing care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

JESUS, Maria Cristina Pinto de et al. Educação permanente em enfermagem em um hospital universitário. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.5, pp. 1229-1236. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000500028.

A educação permanente enfatiza a interdisciplinaridade da equipe de saúde, focaliza a prática como fonte do conhecimento e coloca o profissional para atuar ativamente no processo educativo. Este estudo objetivou identificar demandas e expectativas, fatores que interferem na qualificação de trabalhadores de enfermagem de um hospital universitário e propor práticas de capacitação na perspectiva da educação permanente. O processo investigativo fundamentado nos princípios da pesquisa-ação foi realizado no período de 2007 a 2008, tendo como sujeitos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Os dados foram obtidos em oficinas de capacitação com 114 trabalhadores de enfermagem. Os resultados permitiram identificar as condições institucionais em que as ações educativas ocorrem, a possibilidade de mobilização dos trabalhadores para identificação e resolução de problemas no trabalho e a necessidade de mudanças nas práticas de capacitação. Esta pesquisa subsidiou a elaboração da proposta de um Núcleo de Educação Permanente em Enfermagem para a instituição.

Keywords : Serviço Hospitalar de Educação; Educação em enfermagem; Capacitação em serviço; Pesquisa qualitativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese