SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue5Permanent education in nursing in a university hospitalSterilization with ozone in health care: an integrative literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

SILVA, Kely Vanessa Leite Gomes da  and  MONTEIRO, Ana Ruth Macedo. A família em saúde mental: subsídios para o cuidado clínico de enfermagem. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.5, pp. 1237-1242. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000500029.

Trata-se de reflexão teórica sobre cuidado clínico de enfermagem em saúde mental dado à família. Diante da existência de um membro em sofrimento psíquico, a família delegava ao manicômio o cuidado do seu parente, cabendo à enfermagem colaborar com o trabalho médico, organizando o ambiente e garantindo o isolamento familiar e social. Com o advento da Reforma Psiquiátrica, pautada na proposta de atenção psicossocial, a família passa a ser alvo de atenção dos profissionais de saúde. Enquanto subsídios para o cuidado clínico de enfermagem em saúde mental, acredita-se na necessidade de mudança conceitual, na implementação da educação em saúde, no trabalho interdisciplinar e na clínica ampliada, garantindo a integralidade e a autonomia dos sujeitos. Compreende-se que o cuidado clínico de enfermagem deve permear a politização dos sujeitos, na qual os atores militam em busca da produção de autonomia e as práticas envolvem dignidade, criatividade, acolhimento, interdisciplinaridade, escuta e compartilhamento de saberes.

Keywords : Família; Saúde mental; Cuidados de enfermagem; Enfermagem psiquiátrica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese