SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue5Sterilization with ozone in health care: an integrative literature reviewRectal ulceration due to using the Fexi-Seal fecal management system: a case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

SILVA, Mariana Cristina Lobato dos Santos Ribeiro; SILVA, Lucía  and  BOUSSO, Regina Szylit. A abordagem à família na Estratégia Saúde da Família: uma revisão integrativa da literatura. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.5, pp. 1250-1255. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000500031.

Atualmente, a ideia de que as condições de saúde-doença dos membros da família e a família como unidade influenciam-se mutuamente já é consolidada. Atuar em saúde tendo como objeto do cuidado a família é uma forma de reversão do modelo hegemônico voltado à doença, que fragmenta o indivíduo e separa-o de seu contexto e de seus valores socioculturais. A Estratégia Saúde da Família (ESF) foi implantada para reorganizar o Sistema Único de Saúde, e nela cada equipe é levada a conhecer a realidade das famílias pelas quais é responsável. Nesse sentido, elaborou-se uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de identificar o conceito de família e os fatores associados à abordagem familiar na ESF. Foram identificados aspectos que contribuem para a manutenção da abordagem fragmentada na ESF, assim como aspectos que podem contribuir para a superação em direção a um modelo de abordagem com foco na família.

Keywords : Família; Enfermagem familiar; Saúde da família; Relações profissional-família.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese