SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue5Approaching the family in the Family Health Strategy: an integrative literature reviewSystematic review: general notions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

MONGE, Francisco Javier Carmona; ANGORRILLA, Irene Álvarez; AGUADO, Elena Sánchez  and  RUIZ, Felisa Rodríguez. Ulceração retal como uma complicação do uso do sistema de controle fecal Fexi-Seal: relato de casos. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.5, pp. 1256-1259. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000500032.

O Sistema Fexi-Seal é um dispositivo desenvolvido com o objetivo de proporcionar melhores cuidados aos pacientes críticos com incontinência fecal. Existem trabalhos que demonstram a segurança e a eficácia do dispositivo, sendo, porém, escassos os relatos relacionados aos eventos adversos. O presente artigo apresenta dois casos de pacientes críticos portadores de Fexi-Seal que desenvolveram complicações com seu uso. O Sistema mostrou-se eficaz para o tratamento, no entanto, é necessária atenção especial no seu manejo, particularmente quanto ao alívio periódico da pressão na ampola retal e o posicionamento correto da bolsa coletora na cama para evitar tração excessiva. O Sistema Fexi-Seal permite manejar adequadamente a diarreia em pacientes críticos, melhorando o bem-estar e diminuindo as complicações associadas a ela, porém faz-se necessário aumentar o conhecimento sobre as complicações relacionadas ao seu emprego.

Keywords : Diarreia; Incontinência fecal; Cuidados intensivos; Equipamentos; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Spanish     · pdf in English | Spanish