SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue5Rectal ulceration due to using the Fexi-Seal fecal management system: a case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

DE-LA-TORRE-UGARTE-GUANILO, Mônica Cecilia; TAKAHASHI, Renata Ferreira  and  BERTOLOZZI, Maria Rita. Revisão sistemática: noções gerais. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.5, pp. 1260-1266. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000500033.

A revisão sistemática é uma metodologia útil em saúde, dado que possibilita identificar as melhores evidências e sintetizá-las, para fundamentar propostas de mudanças nas áreas de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. Este artigo tem como objetivo oferecer subsídios para o planejamento da revisão sistemática respondendo às seguintes perguntas: O que é Prática Baseada em Evidências? O que é revisão sistemática? A revisão sistemática deve estar ancorada em pesquisas qualitativas ou quantitativas? Quais são as fontes de informação pertinentes para identificar as evidências? O que é evidência? Quais os procedimentos para validar a revisão sistemática? Como avaliar a qualidade das evidências? Qual metodologia é empregada para a síntese das evidências? Como planejar a revisão sistemática?

Keywords : Medicina baseada em evidências; Enfermagem baseada em evidências; Metanálise; Pesquisa em enfermagem; Pesquisa qualitativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese