SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número6O desenvolvimento da sexualidade de crianças em situação de riscoAtitudes dos enfermeiros face à família: validação da escala Families' Importance in Nursing Care - Nurses Attitudes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

versão impressa ISSN 0080-6234

Resumo

CARDOSO, Leticia Silveira; CEZAR-VAZ, Marta Regina; BONOW, Clarice Alves  e  SANT'ANNA, Cynthia Fontella. Processo comunicacional: instrumento das atividades em grupo na estratégia Saúde da Família. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.6, pp. 1323-1330. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000600007.

O estudo teve como objetivo analisar os instrumentos do processo comunicacional desencadeado em atividades grupais na estratégia Saúde da Família. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada gravada com 51 enfermeiros e pela observação não participante em situações naturais, não sistemática e pública de 19 atividades em grupo analisadas segundo abordagem qualitativa de conteúdo. Do discurso dos profissionais emergiram duas categorias: diálogo-ação e diálogo-interação, que evidenciam o processo comunicacional como meio instrumental das atividades grupais na estratégia Saúde da Família. O primeiro pelo uso predominante da linguagem verbal como meio operacional para o desenvolvimento dos procedimentos específicos de cada profissional na relação com o acompanhamento do estado de saúde do cliente, e o segundo como instrumento, no qual coexiste, segundo os enfermeiros, a utilização da comunicação verbal e não verbal.

Palavras-chave : Comunicação; Comunicação não -verbal; Programa Saúde da Família; Processos grupais; Enfermagem familiar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês