SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número especialFluência digital e uso de ambientes virtuais: caracterização de alunos de enfermagemDimensionamento informatizado de profissionais de enfermagem: avaliação de um software índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

versão impressa ISSN 0080-6234

Resumo

CRUZ, Nathalia Santos da et al. A competência técnica em informática de alunos de enfermagem. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.spe, pp. 1595-1599. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000700009.

Os enfermeiros na era da informação precisam desenvolver seus conhecimentos e habilidades para que se tornem competentes nessa área. O objetivo deste estudo foi verificar o conhecimento dos alunos matriculados no primeiro e no oitavo semestres do curso de graduação em enfermagem dos anos de 2008 e 2007, respectivamente, no que se refere à utilização de recursos da informática. Trata-se de uma pesquisa não experimental do tipo estudo survey descritivo exploratório usado para a coleta dos dados em um questionário baseado em um conjunto de competências em informática. Os resultados mostraram o baixo índice de conhecimentos em informática dos alunos que estão ingressando no curso de graduação. Contudo, na comparação dos aplicativos que os alunos têm maior dificuldade, entre os dois períodos avaliados, a maior porcentagem foi de alunos do oitavo semestre, demonstrando a necessidade da introdução do uso do computador na formação desses novos profissionais para sua posterior adaptação ao mercado de trabalho.

Palavras-chave : Informática em enfermagem; Educação em enfermagem; Tecnologia educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês