SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 special issueNursing undergraduates' technical competence in informaticsThe use of computer tools by the elderly of a center of reference and citizenship for the elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

PEREIRA, Irene Mari et al. Dimensionamento informatizado de profissionais de enfermagem: avaliação de um software. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.spe, pp. 1600-1605. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000700010.

A complexidade para operacionalizar o método de dimensionamento de profissionais de enfermagem, diante das inúmeras variáveis relativas à identificação da carga de trabalho, do tempo efetivo de trabalho dos profissionais e do Índice de Segurança Técnica (IST), evidenciou a necessidade de desenvolver um software, denominado: Dimensionamento Informatizado de Profissionais de Enfermagem (DIPE). Este estudo exploratório descritivo teve como objetivo avaliar a qualidade técnica e o desempenho funcional do DIPE. Participaram como sujeitos da pesquisa dezoito avaliadores, sendo dez enfermeiros docentes ou enfermeiros gerentes de unidades de saúde hospitalar e oito especialistas em informática em saúde. A avaliação do software baseou-se na norma NBR ISO/IEC 9126-1, considerando as características funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, eficiência e ma­nutenibilidade. A avaliação do software obteve resultados positivos, sobre os quais os avaliadores concordaram em todas as características avaliadas. As sugestões relatadas serão importantes para a proposição de melhorias e aprimoramento do DIPE.

Keywords : Administração de recursos humanos; Recursos humanos de enfermagem; Informática em enfermagem; Validação de programas de computador.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese