SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 special issueNursing undergraduates' technical competence in informaticsThe use of computer tools by the elderly of a center of reference and citizenship for the elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

PEREIRA, Irene Mari et al. Dimensionamento informatizado de profissionais de enfermagem: avaliação de um software. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.spe, pp.1600-1605. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000700010.

A complexidade para operacionalizar o método de dimensionamento de profissionais de enfermagem, diante das inúmeras variáveis relativas à identificação da carga de trabalho, do tempo efetivo de trabalho dos profissionais e do Índice de Segurança Técnica (IST), evidenciou a necessidade de desenvolver um software, denominado: Dimensionamento Informatizado de Profissionais de Enfermagem (DIPE). Este estudo exploratório descritivo teve como objetivo avaliar a qualidade técnica e o desempenho funcional do DIPE. Participaram como sujeitos da pesquisa dezoito avaliadores, sendo dez enfermeiros docentes ou enfermeiros gerentes de unidades de saúde hospitalar e oito especialistas em informática em saúde. A avaliação do software baseou-se na norma NBR ISO/IEC 9126-1, considerando as características funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, eficiência e ma­nutenibilidade. A avaliação do software obteve resultados positivos, sobre os quais os avaliadores concordaram em todas as características avaliadas. As sugestões relatadas serão importantes para a proposição de melhorias e aprimoramento do DIPE.

Keywords : Administração de recursos humanos; Recursos humanos de enfermagem; Informática em enfermagem; Validação de programas de computador.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf epdf ) | Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License