SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 special issueSurvey of the major sources of waste in the health care units of a teaching hospitalPerformance evaluation: discussing technology for planning and managing health worforce author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

BAPTISTA, Patrícia Campos Pavan et al. A inovação tecnológica como ferramenta para monitoramento da saúde dos trabalhadores de enfermagem. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.spe, pp. 1621-1626. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000700013.

O objetivo do estudo é descrever o processo de construção do software Sistema de Monitoramento da Saúde dos Trabalhadores de Enfermagem, uma inovação tecnológica desenvolvida para captar os agravos à saúde dos trabalhadores de enfermagem e os determinantes potenciais de desgaste e/ou fortalecimento, monitorando a saúde por meio de indicadores. O desenvolvimento do software englobou as fases de definição do objetivo, escolha do referencial teórico, estruturação do conteúdo e desenvolvimento da arquitetura do sistema. Considera-se importante a socialização deste processo aos pequisadores, gerentes e trabalhadores interessados na temática, uma vez que o monitoramento da situação de saúde dos trabalhadores de enfermagem é uma ação indispensável para o planejamento de estratégias que possam minimizar a ocorrência dos acidentes e das doenças ocupacionais, promovendo melhoria das condições de trabalho e qualidade de vida.

Keywords : Software; Saúde do trabalhador; Enfermagem; Vigilância epidemiológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese