SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 special issue 2Ethics and values in health care practice: philosophical, educational, and political considerationsHome visitors and child health in England: advances and challenges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

HADDAD, Ana Estela. A enfermagem e a política nacional de formação dos profissionais de saúde para o SUS. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.spe2, pp.1803-1809. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000800029.

O presente artigo tem por objetivo identificar aspectos e características da formulação e implementação da política nacional de gestão da educação na saúde, ao longo dos últimos 6 anos, destacando a participação e o papel central da graduação e da profissão da Enfermagem como campo de conhecimento estruturante da gestão do cuidado e do processo de trabalho na saúde. Ressaltam-se os avanços e desafios atualmente colocados para a consolidação do SUS e o papel da articulação entre os gestores da saúde e da educação, e do estabelecimento da articulação interfederativa para o sucesso das iniciativas em curso.

Keywords : Educação superior; Educação em enfermagem; Sistema Único de Saúde; Atenção Primária à Saúde; Recursos humanos em saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License