SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue1Caring for newborns in a NICU: dealing with the fragility of living/surviving in the light of complexityHypothermia in patients during the perioperative period author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

CHUPROSKI, Paula et al. Práticas alimentares e situação social de famílias de crianças desnutridas. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.1, pp. 52-59. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000100007.

Objetivou-se apreender o cotidiano das práticas alimentares e a situação social das famílias de crianças desnutridas. Estudo de natureza qualitativa envolvendo oito famílias. Os dados foram colhidos por observação participante e entrevistas semiestruturadas. A partir de análise temática, emergiram os temas: alimentação da família; situação social da família e alimentação na infância; e presença de programas e equipamentos sociais. A família não se reunia para as refeições e tinha alimentação baseada em alimentos fonte de carboidrato. Frutas e hortaliças eram escassas e consideradas alimentos que não sustentam. Existia diferença entre alimentação da família e das crianças. Programas e equipamentos sociais constituíam suporte social importante, com destaque para vínculo positivo com instituições e profissionais e acompanhamento da saúde da criança. A situação social não possibilita dispor da quantidade e qualidade adequada dos alimentos durante todo o mês, o que compromete o estado nutricional das crianças, que são privadas de uma alimentação adequada.

Keywords : Alimentação; Família; Fatores socioeconômicos; Desnutrição; Criança.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese