SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue1Caring for newborns in a NICU: dealing with the fragility of living/surviving in the light of complexityHypothermia in patients during the perioperative period author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

CHUPROSKI, Paula et al. Práticas alimentares e situação social de famílias de crianças desnutridas. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.1, pp. 52-59. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000100007.

Objetivou-se apreender o cotidiano das práticas alimentares e a situação social das famílias de crianças desnutridas. Estudo de natureza qualitativa envolvendo oito famílias. Os dados foram colhidos por observação participante e entrevistas semiestruturadas. A partir de análise temática, emergiram os temas: alimentação da família; situação social da família e alimentação na infância; e presença de programas e equipamentos sociais. A família não se reunia para as refeições e tinha alimentação baseada em alimentos fonte de carboidrato. Frutas e hortaliças eram escassas e consideradas alimentos que não sustentam. Existia diferença entre alimentação da família e das crianças. Programas e equipamentos sociais constituíam suporte social importante, com destaque para vínculo positivo com instituições e profissionais e acompanhamento da saúde da criança. A situação social não possibilita dispor da quantidade e qualidade adequada dos alimentos durante todo o mês, o que compromete o estado nutricional das crianças, que são privadas de uma alimentação adequada.

Keywords : Alimentação; Família; Fatores socioeconômicos; Desnutrição; Criança.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese