SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1Afetividade no processo de cuidar do idoso na compreensão da enfermeiraA coordenação da assistência no controle da tuberculose índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

versão impressa ISSN 0080-6234

Resumo

MARIN, Maria José Sanches; SANTANA, Flávio Henrique da Silva  e  MORACVICK, Maria Yvette Aguiar Dutra. Percepção de idosos hipertensos sobre suas necessidades de saúde. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.1, pp. 103-110. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000100014.

Considerando a alta prevalência de hipertensão arterial em idosos, o presente estudo analisa a percepção dos mesmos sobre as suas necessidades de saúde, de forma qualitativa, a partir de grupos focais, com idosos usuários de Unidades de Saúde da Família. No processo de análise dos dados, que segue a perspectiva hermenêutico-dialética, elaboram-se três núcleos de sentido: O reconhecimento da possibilidade de acesso à atenção básica concomitante ao desejo de consumo de serviços de maior complexidade e a compreensão das fragilidades do Estado; O vínculo e acolhimento como elemento fundamental no sentimento de amparo e segurança e a autonomia permeada pela tranquilidade em lidar com a doença e as dificuldades impostas pelas condições inerentes ao modo de vida dos sujeitos. Compreende-se, assim, que a Estratégia Saúde da Família vem cumprindo o seu papel no que se refere ao acesso à porta de entrada e do vínculo profissional-usuário. No entanto, o cuidado à saúde continua centrado na doença.

Palavras-chave : Idoso; Hipertensão; Atenção à saúde; Saúde do idoso; Saúde da família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês