SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue1Professional development and entering the labor market: the perceptions of nursing graduatesNurses' perception regarding the implementation of computer-based clinical nursing documentation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

RODRIGUES, Ana Vanessa Deffaccio et al. Elaboração de um instrumento para avaliar a responsividade do serviço de enfermagem de um hospital universitário. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.1, pp. 167-174. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000100023.

Um indicador de qualidade introduzido pela Organização Mundial da Saúde no campo da avaliação em saúde é a responsividade. Assim, o objetivo do trabalho foi elaborar um instrumento para avaliar a opinião do cliente sobre a responsividade do serviço de enfermagem de um hospital universitário público. A pesquisa desenvolveu-se nas seguintes etapas: construção do instrumento com base em levantamento bibliográfico, validação aparente, teste de aplicabilidade e teste piloto. O instrumento permite identificar as Expectativas e as Percepções do cliente, subdivididas em aspectos relacionados à Estrutura, Processo e Resultados, mensurados por meio da escala Likert com valores de 0 a 7. Com base nos resultados do teste piloto foi possível estabelecer uma indicação numérica da Taxa de Satisfação Relativa e do seu intervalo. O trabalho proporcionou a construção de uma escala de percentual de aceitabilidade para o intervalo, que pode indicar quanto o serviço de enfermagem responde às expectativas dos clientes.

Keywords : Serviços de enfermagem; Qualidade da assistência à saúde; Indicadores de qualidade; Avaliação; Estudos de validação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese