SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue2The experience of caring for an alcoholic woman in the familyLeisure and mental health in people with hypertension: convergence in health education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

PINI, Jéssica dos Santos  and  WAIDMAN, Maria Angélica Pagliarini. Fatores interferentes nas ações da equipe da Estratégia Saúde da Família ao portador de transtorno mental. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.2, pp. 372-379. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000200015.

Estudo qualitativo com equipes da Estratégia Saúde da Família do município de Maringá - PR que visou conhecer os fatores que interferem nas ações ao portador de transtorno mental. Os dados foram coletados através da metodologia do grupo focal e submetidos à análise de conteúdo. Foram citadas questões pessoais, profissionais e relacionadas à estruturação do serviço, tais como sentimentos negativos, despreparo profissional e priorização de ações curativas. Na rede de saúde mental há os critérios para atendimento, a referência e contra-referência deficiente e a atividade matricial. Na realização das ações encontrou-se o vínculo, a falta de envolvimento da família, a recusa da atuação da equipe e a baixa adesão a terapêutica. Foram detectados poucos fatores que contribuem para as ações enquanto muitos as dificultam, contudo, identificá-los permite que as equipes trabalhem para fortalecer a assistência em saúde mental.

Keywords : Transtornos mentais; Programa Saúde da Família; Serviços de Saúde Mental; Atenção Primária à Saúde; Enfermagem psiquiátrica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in Portuguese