SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número2Factores que interfieren en las acciones del equipo de la Estrategia Salud de la Familia al afectado de transtorno mentalImplicancias del proceso de Credibilidad Hospitalaria en el cotidiano de profesionales de salud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

versión impresa ISSN 0080-6234

Resumen

BALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassi  y  BUENO, Sonia Maria Villela. O lazer e a saúde mental das pessoas hipertensas: convergência na educação para a saúde. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.2, pp. 380-387. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000200016.

Em hipertensos, as questões relativas à manutenção da saúde mental estão sempre presentes em virtude dos determinantes psicossociais desta doença, para os quais o lazer representa importante estratégia de controle. Este trabalho objetivou realizar, por meio de uma pesquisa-ação, a Educação para a Saúde junto a um grupo de hipertensos baseada na pedagogia crítico-social, partindo da percepção dos participantes quanto ao lazer, desenvolvendo atividades educativas e, posteriormente, avaliando a opinião dos envolvidos quanto ao impacto para a vida e para a saúde mental. O lazer foi percebido pelo grupo como estratégia de enfrentamento da solidão; como construção tardia de independência; como socialização e como promoção de saúde mental. Estas percepções levaram à identificação de dois temas geradores: envelhecimento, lazer e doença crônica; conhecimento e vivências do lazer, para os quais ações educativas foram programadas, tais como dinâmicas e grupos de discussão, a fim de favorecer condições que permitiram a socialização e a troca de experiências.

Palabras llave : Idoso; Hipertensão; Atividades de lazer; Saúde mental; Educação em saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Portugués