SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue2Leisure and mental health in people with hypertension: convergence in health educationCardiovascular risk among health professionals working in pre-hospital care services author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

MANZO, Bruna Figueiredo; BRITO, Maria José Menezes  and  CORREA, Allana dos Reis. Implicações do processo de Acreditação Hospitalar no cotidiano de profissionais de saúde. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.2, pp. 388-394. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000200017.

A fim de alcançar os mais elevados padrões assistenciais, são adotadas iniciativas voltadas para o processo de Acreditação Hospitalar, as quais impõem mudanças comportamentais, mobilização dos profissionais em busca de metas e objetivos propostos, além da melhoria permanente e contínua do atendimento prestado. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa que teve como objetivo analisar as implicações do processo de Acreditação Hospitalar no cotidiano de profissionais de saúde de um hospital privado em Belo Horizonte. Os sujeitos da pesquisa foram 34 profissionais de saúde, alocados em diferentes setores do hospital. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Observou-se que o processo de Acreditação se configura como uma possibilidade de crescimento e de desenvolvimento da capacidade crítica dos atores envolvidos. Contudo, as exigências impostas por este processo desencadeiam stress profissional e sobrecarga de trabalho.

Keywords : Hospitais; Acreditação; Pessoal de saúde; Qualidade da assistência à saúde; Equipe de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in Portuguese