SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue2Burnout Syndrome among General Hospital Nurses in RecifeNursing Education Research Groups in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

AGUIAR, Adriana Sousa Carvalho de et al. Percepção do enfermeiro sobre promoção da saúde na Unidade de Terapia Intensiva. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.2, pp. 428-435. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000200022.

Objetivou-se relatar a percepção dos enfermeiros sobre a promoção da saúde, descrever ações de promoção da saúde e identificar dificuldades na realização de atividades de promoção da saúde na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, qualitativo realizado com 31 enfermeiros de duas UTIs adulto e uma UTI neonatal de hospital de referência em Fortaleza, Ceará, Brasil, entre julho e agosto de 2009, mediante questionário. Os dados foram analisados e categorizados a partir da análise de conteúdo de Bardin. Emergiram as seguintes categorias e subcategorias: Conceito de promoção da saúde: visão biomédica x visão holística de promoção da saúde; Ações de promoção da saúde; Comunicação e apoio emocional ao paciente/família; Promoção da saúde na UTI; Promoção da saúde com enfoque na educação em saúde; e Dificuldades para o desenvolvimento de ações de promoção da saúde.

Keywords : Promoção da saúde; Unidades de Terapia Intensiva; Cuidados de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in Portuguese